foto perfil2

Leila Bijos UCB - DF

Sobre

Pós-Doutora em Sociologia, Saint Mary’s University, Halifax, Nova Scotia, Canadá (2015/2016). Doutora em Sociologia do Desenvolvimento pela Universidade de Brasília (2004), Mestre em Relações Internacionais com ênfase em Cooperação Internacional, pela Universidade de Brasília (1993). Dissertação: Cooperação Técnicas Internacional em sua nova Dimensão Triangular: Brasil-Japão-Países em Desenvolvimento (com Bolsa Sanduíche patrocinada pela Universidade das Nações Unidas em Tóquio).

Especialização em Ciência Política pelo UDF (1992), especialista em Direitos Humanos pelo IIDH – San José, Costa Rica e pelo International Institut Des Droits de L’Homme, Strasbourg, França. Professora Visitante da Saint Mary’s University, Halifax, Nova Scotia, Canadá, Visiting Scholar da Universidade da Califórnia, San Diego, Pesquisadora Visitante da Universidade de Tsukuba, Japão, Pesquisadora Visitante da University of Hyderabad, India. Conferencista da University of Asia and the Pacific Ortigas Center, Pasig City, Filipinas; da Bielefeld University, Alemanha. Atualmente é professora em regime de 40 horas na Universidade Católica de Brasília, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito; leitora da Cátedra UCB/UNESCO “Educação, Juventude, Sociedade”, com análise em Novas Tecnologias da Inovação, Ciência e Educação; Membro da Comissão de Apoio à Pesquisa (CAP) da UCB. Possui larga experiência na área de Negociação e Contratos Multilaterais, com atuação na Gerência de Projetos, no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (1973-1985); Oficial de Programa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), no período de 1985-1999, com a execução e gerenciamento de projetos de pesquisa na área de governance, e empreendedorismo. Larga atuação junto à Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Agência Espacial Brasileira, FIESP, CNI, representando a Organização Mundial do Comércio, UNCTAD e ITC (Genebra). Liaison Officer da Universidade das Nações Unidas, Tóquio, Japão, e do United Nations Volunteer Programme, Bonn, Alemanha.

Consultora do Ministério da Saúde, como Coordenadora da Assessoria de Projetos do Gabinete do Ministro, das tratativas junto ao MERCOSUL.

Consultora da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres; da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Laboratório de Política Internacional”, registrado no CNPq.

Já orientou 28 dissertações de Mestrado, 48 trabalhos de conclusão de curso de graduação, e 1 trabalho de iniciação científica. Já publicou 52 artigos em revistas científicas, 7 capítulos de livros e 3 livros. Já participou de 27 bancas de defesa de dissertações em Direito. Além disso, tem 120 participações em eventos científicos no Brasil e no exterior; com a coordenação de 78 eventos científicos.